domingo, 13 de junho de 2010

Joe Dassin (láh Music)

Biografia: Dassin nasceu em Nova York, foi filho de Jules Dassin (actor e director norte-americano judeu, autor de obras do chamado "cinema negro") e de Beatrice Launer (virtuosa violinista de origem húngaro). Passou sua infância em Nova York e Los Angeles, (Califórnia) e, sendo ainda menino, acompanhou a seus pais ao exílio na Europa]] vítimas da política anti-comunista do senador Joseph McCarthy.
Após estudar no Instituto Lhe Rosey em Suíça]] e o bachillerato em Grenoble, Dassin regressou aos Estados Unidos para estudar etnología na Universidade de Míchigan (Ann Arbor, Míchigan). Acabaria regressando novamente a França, onde trabalharia como técnico para seu pai, aparecendo inclusive em algumas de seus filmes. Por intercesión de Catherine Régnier, amiga de sua primeira mulher Maryse Massiera, consegue que a companhia discográfica americana CBS comece a gravar suas canções.
Nos anos 60 vêem-lhe atingir seus primeiros sucessos graças a temas como Lhes Dalton, Guantanamera, Siffler sul a colline ou Lhes Champs-Élysées. Pelos 70, as canções de Dassin atingem a cúspide das listas de sucesso na França e levam-no definitivamente à fama. É a época de L'Amérique, Lhe Moustique, Se teu t'appelles mélancolie, Lhe café dês trois colombes e especialmente L'été indien.
Provavelmente como um reconhecimento a seus pais de ideologia de esquerda]], as gravações de Dassin foram permitidas na União Soviética. Foi também um talentoso políglota, gravando canções em idioma alemão|alemão]], espanhol, italiano e grego, ademais por suposto do francês e do inglês.
Ao longo dos anos também actuou como compositor, escrevendo canções para outros cantores da época, como Carlos, Mélina Mercouri, France Gall ou Marie Laforêt.
Depois da morte de seu primeiro filho (Joshua), separa-se de Maryse e casa-se em segundas nupcias com Christine Delvaux, com quem terá dois filhos: Jonathan e Julien.
Morre aos 42 anos de um ataque cardíaco, durante suas férias em Tahiti, o 20 de agosto de 1980. Foi sepultado no Hollywood Forever Cemetery em Hollywood, Califórnia.
Dentre os compositoré já falecidos, Joe Dassin é o que gera mais rendimentos por direitos de autor na França.

Tradução Et se teu n`existais pas
E se você não existisse? Me diz...por que eu existiria? Pra vagar num mundo sem ti,
Sem esperança e sem lembranças.E se você não existisse? Eu teria que inventar o amor,
Como um pintor que vê sob seus dedos,Nascerem as cores de um dia,E que não voltam mais.E se você não existisse? Me diz...por quem eu existiria? Estranhas adormecidas em meus braços Que eu não amaria jamais.E se você não existisse? Eu seria um ponto a mais,neste mundo que vem e que vai eu me sentiria perdida, eu precisaria de você!
E se você não existisse? Me diz...como eu existiria? Eu poderia fingir ser eu mas eu não seria verdadeiro. E se você não existisse? eu creio que eu não teria encontrado,
O segredo da vida, o porquê, simplesmente por acreditar em você,e por te olhar.
E se você não existisse? Me diz.. por que eu existiria? Prá vagar num mundo sem você,
Sem esperança e sem lembranças.E se você não existisse? Eu teria que inventar o amor,
Como um pintor que vê sob seus dedos, nascerem as cores de um dia,e que não voltam mais.

Video Et se teu n`existais pas

Cançoes mais conheçidas:
•Lhes Champs Élysées
•Bip-Bip
•Lhes Dalton
•L`étè Indien
•Siffler sul a colline
•À toi

•Se teu t`apelle mèlancolie
•L`equipe a Jojo
•A Ligne de ma vie
•A Chacun sa chanson
•Ça vai pas changer lhe Monde
•Fais a bise a ta maman
•A derniere page
•Sylvie
•Guantanamera
•Lhe Moustique
•Lhe chemin de papa
•Lhe petit pain au chocolat
•Lhe Jardin de Luxembourg
•Lhe Café de trois colombes
•Salut lhes amoureux
•Lhe derniere slow

Fonte By: wikpedia,youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário